Amieira Marina

Lago
alqueva

alentejo / portugal / água

O Lago Alqueva tem uma paisagem encantadora e única.

Descubra as aldeias ribeirinhas e tudo o que tem para lhe oferecer.

Aldeia de Amieira

Aldeia de Alqueva

Aldeia de Campinho

A cultura e a gastronomia local são apenas alguns dos bons motivos para conhecer as aldeias ribeirinhas do Lago Alqueva.

Aldeia de Telheiro

Vila de Monsaraz

Aldeia da Luz

Vila de Mourão

Aldeia de Juromenha

Aldeia de Villareal

Aldeia de Cheles

Aldeia da Estrela

A valorização turística das “Terras do Lago Alqueva” é uma aposta estratégica do Governo.

As características desta albufeira, que abrange os vales dos rios Guadiana e Degebe e das ribeiras de Alcarrache, Zebro e Lucefecit, oferecem potenciais efetivos de desenvolvimento turístico, designadamente, pela proximidade de aldeias e vilas alentejanas que poderão articular a sua base económica às atividades de turismo, lazer e recreio de fruição do amplo espelho de água e das suas margens.

área

aproximadamente

250 km2

perimetro

aproximadamente

1160 km

comprimento

aproximadamente

83 km

vias navegáveis

mais de

150 km

O desenvolvimento do turismo designado por alternativo é hoje uma realidade com grande alcance na inovação da atividade turística e do lazer no mundo.

Contribui para a afirmação de produtos, espaços, equipamentos e serviços, mecanismos de comercialização e modelos de promoção turística, que possuem características que negam a tendência global da massificação e que se suportam na descoberta de novas ambiências e de estruturas com bom acolhimento mas com originalidade, envolvendo um contacto personalizado com as gentes locais e os seus valores e patrimónios culturais.