Amieira Marina

Amieira Marina

Descubra a
magia do Alentejo
no Lago Alqueva
em Portugal
e desfrute da natureza e ambiente calmo que aqui se respira
com a Amieira Marina

Fundada
em 2008

A Amieira Marina nasce da vontade de proporcionar aos seus clientes uma oferta de excelência no que diz respeito ao turismo fluvial, por isso proporciona-lhes a descoberta da magia do Alentejo, no Lago Alqueva.

Aqui, pode realizar diversas atividades, desde Pequenos Cruzeiros a Estadias em Barcos Casa ou em Casas Flutuantes repletas de experiências únicas, em pleno coração do Alentejo.

Apaixone-se pelo que esta maravilha da natureza
tem para lhe oferecer.
saiba como
icon Barcos<br>Casa
Barcos<br>Casa

Barcos
Casa

Sem carta de marinheiro
Reúna a família e amigos e vá à descoberta do Lago Alqueva a bordo de um Barco Casa
SAIBA MAIS RESERVE JÁ
icon Cruzeiros<br>Fluviais
Cruzeiros<br>Fluviais

Cruzeiros
Fluviais

Venha descobrir o Lago Alqueva e toda a sua beleza e diversidade a bordo dos nossos barcos
SAIBA MAIS RESERVE JÁ
icon Restaurante<br>Panorâmico
Restaurante<br>Panorâmico

Restaurante
Panorâmico

Sobre as calmas águas do Lago Alqueva, saboreie o melhor da gastronomia alentejana
SAIBA MAIS RESERVE JÁ
icon Bar<br>Esplanada
Bar<br>Esplanada

Bar
Esplanada

Com a nossa esplanada panorâmica, vai encontrar o brilhantismo do Alentejo em estado puro
SAIBA MAIS
icon Casas<br>Flutuantes
Casas<br>Flutuantes

Casas
Flutuantes

Desfrute do conforto de uma casa flutuante no meio do Lago Alqueva
SAIBA MAIS RESERVE JÁ
icon Atividades<br>ao ar livre
Atividades<br>ao ar livre

Atividades
ao ar livre

Descubra todas as atividades náuticas que temos como o Sky, Wakeboard, Canoa, Kayak, Boia de Tração e Banana
SAIBA MAIS RESERVE JÁ
icon Barcos<br>Elétricos
Barcos<br>Elétricos

Barcos
Elétricos

Em família ou entre amigos, venha fazer pequenos passeios à medida do que pretende
SAIBA MAIS RESERVE JÁ
icon Amarrações e<br>outros serviços
Amarrações e<br>outros serviços

Amarrações e
outros serviços

Amarre, sem grandes custos nem preocupações, o seu barco na nossa Amieira Marina
SAIBA MAIS RESERVE JÁ
Mas não ficamos por aqui... temos ainda ótimas ideias e soluções para os eventos da sua empresa ou para a sua família

Torne estes momentos
nos seus

peça mais informações
sem compromisso


Antes de avançar com a reserva, faça a validação primeiro.





esclareça as suas dúvidas

Em Portugal, tal como no resto da Europa, a legislação não obriga à necessidade de licença de navegação quando se verifica o aluguer de embarcações com comprimento inferior ou igual a 15 metros e cuja velocidade não exceda os 12 km/h. Nestas condições está igualmente subjacente à responsabilidade de entidade que aluga o barco, a garantia das condições ideais do ponto de vista técnico e a existência de equipamento de segurança como é o caso da sonda/sonar, do GPS com cartografia específica e do telemóvel. A existência de um seguro com caução que cubra todos os riscos inerentes e a delimitação da zona onde decorre o aluguer são igualmente condições obrigatórias.

Todos os nossos barcos casa (Nicols) da Amieira Marina respeitam estes critérios, pelo que à luz da legislação europeia cumprimos as condições para aplicação da mesma. Uma formação detalhada sobre as características da embarcação, as condições de navegação do local e os detalhes técnicos é fornecida aos clientes, para que os mesmos garantam, mediante exercícios práticos, estarem aptos à condução da embarcação. Salienta-se que após a formação, que tem a duração média de 2 horas, o cliente fica apto a conduzir aquela embarcação, no Lago Alqueva durante o período de aluguer, pelo que nenhum título lhe é conferido, nem nenhuma aptidão concedida no que respeita à condução de embarcações em qualquer outro lugar ou período, que não o que respeita ao presente aluguer.

A legislação portuguesa que enquadra esta atividade permite, à semelhança dos restantes países europeus, que em regime de aluguer e mediante condições particulares, não seja necessária a "carta de marinheiro" para aluguer de barcos casa como os nossos, pois será o próprio cliente a comandar o barco:

1. Fornecemos uma formação específica para as condições e regras de navegação no local e para as características particulares da embarcação em causa, o que implica que disponha de aproximadamente duas horas antes de lhe ser entregue a embarcação, para que em termos teóricos e práticos lhe ser dada a formação requerida e garantida a aptidão de condução da mesma;

2. A presente prorrogativa é possível devido ao local de aluguer, o Lago -Albufeira de Alqueva, ser um local fechado, sem ligação navegável ao mar, sem correntes ou ondulação características no mar e por não ser permitida a navegação noturna;

3. As embarcações em causa possuem só um motor e têm a sua velocidade limitada a 6 nós ou seja a aproximadamente 11 km/h;

4. As nossas embarcações possuem equipamento auxiliar de navegação específico, como é o caso de GPS com cartografia local e marcação de rotas de segurança, Sonda/Sonar para observação de fundos com alarmes ativos e telemóvel;

5. Para além do GPS/Chart Plotter é fornecido ao cliente cartografia em papel com indicação dos canais de navegação e outras informações;

6. Da parte da empresa que disponibiliza o serviço, neste caso a Amieira Marina, existe a garantia de manutenção das condições de segurança e características da embarcação em causa;

7. Aquando do aluguer, o cliente pagará a título de caução a quantia de 650€ que constitui a franquia de aluguer da embarcação, estando a mesma garantida para a cobertura de danos próprios e contra terceiros no valor de 4.600.000 Euros;

8. A formação obtida é a necessária para a navegação na embarcação que irá alugar, no entanto, não constituirá qualquer direito para navegar com outra embarcação (mesmo que semelhante) nem em qualquer outro local ou altura, sendo portanto exigida exclusivamente para aquela única embarcação, no Lago Alqueva e durante o período de aluguer.
As embarcações são especialmente concebidas para a navegação de recreio, não sendo necessário nenhuma competência específica para a sua condução. No dia de partida da Amieira Marina, uma equipa técnica acompanha o cliente numa visita ao barco, bem como fará uma explicação do funcionamento dos principais equipamentos e aparelhos a bordo, seguindo-se uma iniciação às bases de navegação. Uma chave para a ignição, uma mudança para avante e outra para ré (para travar e parar). Vontade de aprender e qualquer pessoa se pode tornar num marujo em pouco tempo!
As embarcações encontram-se equipadas com proteções laterais duplas, e a porta à ré (traseira) apresenta uma tranca para maior segurança, (única no mercado). Se deseja partir de férias com crianças, aconselhamos as gamas Sedan e Estivale, com terraço traseiro ao nível do restante espaço habitacional, por várias razões: inexistência de escadas para os mais pequenos; o terraço traseiro é protegido lateralmente com proteções em poliéster, com uma altura de cerca de 1 metro; e ainda a partir do posto de pilotagem, mantém-se uma boa visualização do terraço traseiro, podendo-se manter as crianças sob vigilância.

No entanto, qualquer passeio comporta os seus riscos: recomenda-se sempre o uso de coletes salva-vidas para as crianças. Encontram-se disponíveis na Amieira Marina coletes para os mais pequenos (até 30 quilos), apenas tem de os solicitar.
A Amieira Marina assegura um serviço de reparação e manutenção, à disposição dos clientes todos os dias durante o horário laboral e, desde que se justifique, o técnico está disponível 24 horas por dia. Em caso de avaria entre em contacto com a Amieira Marina através de um dos contactos que estão afixados na embarcação, a fim de informar a natureza da avaria, bem como a sua localização. Um técnico irá ao seu encontro logo que possível. Caso a avaria não seja da responsabilidade do cliente, o mesmo não terá qualquer encargo.
Aquando da formação que lhe é fornecida no início, ser-lhe-á dado um mapa do Lago Alqueva com todas as referências importantes. As embarcações encontram-se equipadas com GPS, de fácil uso. Estes dispõem de cartografia específica para o Lago Alqueva com as rotas principais e de segurança assinaladas, bem como a localização das boias - que o auxiliam a orientar-se, uma vez que possuem numeração e as iniciais do rio ou afluentes de onde se encontram. Vai ver que as explicações dadas no início, vão tornar muito fácil e acessível o uso do GPS. Encontram-se também assinalados os cais das aldeias ribeirinhas e alguns locais onde é necessário ter mais cuidado devido à existência de baixios. O Lago Alqueva possui cerca de 250 km2 de superfície e 83 km de comprimento, pelo que poderá navegar desde a povoação da Amieira até à aldeia de Juromenha, uma grande área de navegabilidade.
Uma barragem pode ser segura desde que se tomem as devidas medidas de precaução e se evitem determinados obstáculos. Existe uma rota de segurança testada e disponível para qualquer cliente, por isso basta seguir as indicações da mesma.

Para além do GPS, as embarcações existentes na Amieira Marina (barcos casa) estão equipadas com um sonar. Este equipamento permitir-lhe-á ter conhecimento da profundidade a que navega, bem como dos obstáculos que se encontram no seu caminho de navegação, particularmente daqueles que se encontram abaixo do nível das águas. O sonar apresenta-lhe informação relativa a 90º vertical para a frente da embarcação e possui um alarme regulado para cerca de 3m de profundidade, que o avisará quando a embarcação navegar em águas pouco profundas. Assim, poderá aventurar-se à descoberta dos vários recantos do Lago Alqueva em busca de locais calmos e abrigados, das belas paisagens, do simples contacto com a natureza.

o que dizem de nós

"Gostava de ter uma ilha no grande “mar” de Alqueva..? A Amieira Marina proporciona-lhe a experiência de uma espécie de ilha móvel, espaçosa e confortável, que pode acostar onde quiser: um barco-casa."

in Guia da Cidade

Setembro 2016

“Gostamos muito do passeio que realizamos. Ficámos mais "ricos" e seremos, sem dúvida, "embaixadores" dos passeios de barco no Alqueva. Obrigada pelo vosso trabalho e empenho na preservação do nosso património.”

in Sandra Gonçalves

Agosto 2015

“É, sem dúvida, que recomendo o Passeio no Alqueva e a passagem pelo Restaurante, o excelente serviço, acolhimento, simpatia dos funcionários e pela comodidade das instalações. Muito obrigado por tornarem este passeio maravilhoso. Parabéns!"

in João Labisa

Maio 2012

visite-nos

Amieira Marina
7220 - 999 Amieira
Portugal